sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Mochilão pela América do Sul

Fiz um mochilão de 15 dias com uma amiga pela América do Sul, conhecendo somente alguns lugares, mas foi muuuito bom:
Cusco (Peru), Copacabana e Uyuni, na Bolivia, São Pedro de Atacama e Santiago do Chile.
Fui em agosto de 2015, mês de tempo bom e alta temporada!!

Nós reservamos os hostels com certa antecedência, e compramos o ticket do Machu Picchu e trem para ir e voltar de Águas Calientes (a cidadezinha mais próxima de MP) com antecedência também. Isso não dava pra arriscar...
O resto arriscamos na hora, e não nos arrependemos. Tentamos comprar alguns tours antecipado e as agências queriam enfiar a faca na gente. Já lá, na hora, a gente conseguiu pechinchar, e pagamos um preço bem camarada!
Todo mundo faz isso, inclusive eles, quando você fica na dúvida se vai comprar ou não, eles já vão baixando o preço até você aceitar (eles são bem persistentes, bem mesmo) hehehe
Enfim, apesar de ser alta temporada, dá pra chegar e reservar os tours na hora, sem problemas.

Se você tiver coragem, pode até ver pra reservar hostel na hora também. Muita gente fez isso.. Eu não quis fazer porque meu mochilão estava pesado, e eu imaginei que estaria super cansada. Se tivesse que andar pra lá e pra cá com mochilão, pesquisando de hostel em hostel, eu poderia passar mal por causa da altitude mais o peso da mochila (minha mochila pesava 11kg - nem é tanto, mas achei pesado sim kkk).

Tanto o ticket pro Machu Picchu quanto o ticket do trem eu tive dificuldades para comprar, pois o site só aceita cartões verificados pela Visa, e não confiei nos sites que diziam vender, mas que não eram oficiais. Era muito dinheiro para arriscar.

O ticket do MP eu pedi para um conhecido que mora no Peru, que comprou pra gente, e demos o dinheiro para ele. E o ticket do trem pelo site da PeruRail, quem comprou pra mim e pra minha amiga foi o namorado de uma outra amiga minha, que é Uruguaio. Tivemos sorte!!

Fizemos carteirinha estudantil internacional para pagar meia nos tours, e alguns descontos nos hostels. Vale muito a pena. É R$40,00 que você paga pra fazer, e pode usar em vários lugares.
Só não esquece de antes de contratar o tour, perguntar se tem desconto para estudante.. Pode fazer online aqui e retirar pessoalmente, ou esperar a entrega pelos correios.

Sobre o dinheiro, eu levei uns 200 dólares por precaução e o resto em reais. Fui trocando aos poucos pela moeda local! Com a alta do dólar, esse foi o jeito de não irmos à falência.

O que levar?

Bom, fomos no inverno, e eu não tinha nada, absolutamente nada, de frio aqui no Rio de Janeiro. Então pedi pra minha mãe me enviar meus casacos, botas, luvas e cachecóis de Porto Alegre.

O mochilão uma amiga me emprestou, e um casaco corta vento também.

Levei:
- Dois casacos (um preto até o joelho e outro corta vento)
- 2 calças jeans
- 2 leggings
- 2 meia calça
- Pijama comprido
- Meias e lingerie
- Duas botas, um tênis e um chinelo
- Um moletom
- Luva e cachecol
- Blusinhas para colocar por baixo
- Blusas de lã
- Protetor solar
- Hidratante para corpo, para mão e protetor labial (o que não adiantou, porque minha boca ficou muuuuito ressecada)
- Produtos de higiene (sabonete, shampoo, condicionador, perfume, demaquilante, escova de dente e etc)
- Maquiagem básica
- Carregador de câmera e celular
- Carregador portátil (muito útil)
- Toalha de banho (alguns hostels até emprestam ou alugam)
-  Vestido (não precisou, nem usei)
- Cadeado para proteger o mochilão
- Porta dólar para não dar bobeira com o dinheiro
- Mochila de guerra (sim, mochilinha, não bolsa)
- Capa de chuva
- Álcool gel
- Care free, lenço umedecido e papel higiênico (nos tours da Bolivia você vai precisar)
- Tapa olho (dormir em quarto compartilhado tem seus problemas)
- Farmacinha (sou meio neurótica em ficar doente em viagem - levei remédio pra dor de cabeça, pra gripe, pra garganta, pra dor no corpo e sorine - esse foi o que mais usei)
- Identidade (não vale carteira de motorista) dentro da validade e em bom estado, e passaporte (passaporte não é obrigatório, mas então a identidade deve estar em bom estado)
- Emails com confirmação de reserva dos hostels e endereços.

Minha amiga levou roupa de cama, e usou. Eu levei e acabei não usando porque ficamos em hostels tranquilos. Então poderia ter deixado.
Se você tiver saco de dormir e tiver espaço na mochila, leve. Na Bolivia você vai precisar. Eu passei frio, mesmo com todas as blusas, casaco e cachecol, eu acordava de madrugada passando frio.

Depois de tudo pronto, partiu Peru..

Até o próximo post! ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário